sábado, 30 de maio de 2020

Uma Educação gaúcha (e brasileira) pra chamar de sua

Olá! Hoje quero falar com todas aquelas e aqueles que se preocupam com a Educação no Brasil.

Caso não saibam, em plena pandemia, o governo do Rio Grande do Sul decidiu encontrar uma base curricular para chamar de sua. Problema nenhum, se ela não fosse implementada goela abaixo, sem diálogo com o corpo docente gaúcho.

Antes que alguém questione, o que recebemos foram questionários e cursos, em que nos obrigaram a responder formulários com a nossa opinião. Sim, obrigadxs! No caso do curso, não responder resultaria em falta não justificada durante, pelo menos, todo o mês de junho.

Pois bem! Durante esse período, tivemos que criar planos de aula a toque de caixa para todos os anos do ensino básico e postá-los na plataforma governamental. Menos de um mês depois, (vejam, que rapidez!), mais especificamente na live da última quarta-feira (vide aqui), o governador veio a público dizer que dia 1º de julho o novo Ensino Médio será implementado em toda a rede e quem assumirá o planejamento curricular será a Fundação Lemann.

Conhecem? Quem já lida com a educação, certamente! Mas gostaria de apresentá-la melhor, pois a tendência é que ela assuma a educação em todo o país. Há pouco mais de um ano, saiu uma reportagem no site de notícias da Uol (vide aqui). Separei alguns trechos (mais especificamente, os testemunhos) da reportagem para que tenham uma ideia do alcance da proposta dessa entidade.

"A cabeça de Jorge Paulo Lemann é voltada para as pessoas. Saber onde estão as pessoas boas do Brasil e dar um empurrão a elas", diz o deputado estadual Daniel José (Novo-SP)

"A gente sempre esbarrava em quem segurava a caneta. A gente sentava, conversava com secretários, ministros da Educação, mas quem segurava a caneta, ou por motivações esdrúxulas ou por interesses escusos, ou por realmente não ter vontade de fazer acontecer, as coisas às vezes não andavam da forma como a gente queria. E aí começou a surgir esse questionamento, por que a gente não segura essa caneta?" - Renan Ferreirinha (PSB-RJ)

E a "menina-dos-olhos" da Fundação:
"Boa parte das críticas diz que eu fui financiada na faculdade pela pelo (sic) Lemann, mas são críticas muito rasas, independente de que lado elas vem (sic). A minha bolsa na faculdade foi 100% por Harvard. Eles tiveram uma visão de buscar alunos não só que chegaram mais longe, mas que tinham corrido mais, o que eu acho que é uma visão muito mais inteligente, do que a do nosso vestibular" - Tabata Amaral (PDT-SP)

Dito isto, a escolha da Fundação como entidade pensante da grade curricular gaúcha (e brasileira) não preocupa só pelo que acontecerá com a educação, que buscará as "pessoas boas" (perceberam que todos os citados e as citadas na matéria pertencem de alguma forma à elite branca do país? o que se fará com o "resto"? estoque de mão de obra? pensante ou escrava?), mas pelo projeto de poder que a Fundação Lemann está emplacando no Brasil. Com o desastre do governo Bolsonaro, é certo que veremos, num futuro próximo (quase presente), muitas pessoas pedindo para que essas cabeças "renovadas" nos salvem.

Pois bem! E o que eu quero com essa provocação? Ela serve, no mínimo, para pensarmos o que podemos fazer em relação à juventude, pois - pelo menos, aqui no Rio Grande do Sul - teremos que lidar imediatamente com os estragos causados por esse tipo de formação. Será que o debate hoje se limita ao adiamento ou cancelamento do Enem? O ensino básico deve se resumir a uma preparação e seleção para o mercado de trabalho e a tão almejada carreira universitária? E no pior dos cenários: o que faremos se a ideologia de Leemann e companhia chegarem ao poder? São perguntas, provocações - como eu disse. O que fazer, com quem, quando, como, onde? Perguntas são feitas para ser respondidas. Quem começa a roda?

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