terça-feira, 12 de março de 2013

Roteiro Bíblia e Juventudes: Saindo do Anonimato



O roteiro a seguir foi utilizado numa oficina da PJ-ICAR, mas poderá ser utilizado por grupos de jovens de todas as denominações.


Seminário de abertura dos 40 anos da PJ
São Leopoldo/RS – 09 e 10 de março de 2013

OFICINA DE BÍBLIA E JUVENTUDES
(ASSESSOR: José Luiz Possato Jr.)

PERGUNTA: Como se faz uma Leitura Popular e Juvenil da Bíblia?

Exercício => Ler Ex 18,1-12 - 1 Jetro, sacerdote de Madiã e sogro de Moisés, ficou sabendo de tudo o que Javé havia feito com Moisés e com seu povo Israel: como Javé havia retirado Israel do Egito. 2 Quando Moisés mandou sua mulher Séfora de volta, Jetro, sogro de Moisés, recebeu-a 3 junto com os dois filhos. Um deles se chamava Gérson, porque Moisés dissera: “Sou imigrante em terra estrangeira”. 4 O outro se chamava Eliezer, porque: “o Deus de meu pai é minha ajuda e libertou da espada do Faraó”. 5 Acompanhado da mulher e filhos de Moisés, Jetro foi encontrar-se com ele no deserto onde estava acampado, junto à montanha de Deus. 6 Informaram a Moisés: “Sua mulher e seus dois filhos estão aí juntamente com seu sogro Jetro”. 7 Moisés saiu para receber o sogro, inclinou-se diante dele e o abraçou. Os dois se cumprimentaram e entraram na tenda. 8 Moisés contou ao sogro tudo o que Javé tinha feito ao Faraó e aos egípcios, por causa dos israelitas. Contou também as dificuldades que tinham enfrentado pelo caminho e das quais Javé os havia libertado. 9 Jetro ficou alegre por todos os benefícios que Javé tinha feito a Israel, libertando-o do poder egípcio. 10 E disse: “Seja bendito Javé, que libertou vocês do poder dos egípcios e do Faraó. Ele arrancou este povo do poder do Egito. 11 Agora eu sei que Javé é o maior de todos os deuses, pois quando eles tratavam vocês com arrogância, Javé libertou o povo do domínio egípcio”. 12 Depois, Jetro, sogro de Moisés, ofereceu a Deus um holocausto e sacrifícios. Aarão e todos os anciãos de Israel foram e fizeram a refeição com ele na presença de Deus. (versão Ed. Pastoral online)

Questões:
1)   Que personagens aparecem no texto?
2)   Quem são os protagonistas? Algum/a deles é jovem?
3)   No v.6, quem é anunciado primeiro a Moisés?
4)   Quem entra com Moisés na tenda? O que fazem lá dentro?
5)   O que acontece com Séfora e os filhos no fim da história?
6)   Em que momento/s a juventude é deixada do lado de fora da tenda, isto é, fica excluída do núcleo de tomada de decisões?
7)   Quando Jesus é questionado por uma estrangeira (Mt 15,21-28), a postura decidida da mulher faz com que ela seja notada, isto é, saia da marginalidade. Que outros trechos podem ser citados nesse sentido?
8)   Como esses textos nos ajudam no processo de empoderamento juvenil?

Mateus 15,21-28 - 21 Jesus saiu daí e foi para a região de Tiro e Sidônia. 22 Nisso, uma mulher cananeia, que morava nessa região, gritou para Jesus: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim. Minha filha está sendo cruelmente atormentada por um demônio.” 23 Mas Jesus nem lhe deu resposta. Então os discípulos se aproximaram e pediram: “Manda embora essa mulher porque ela vem gritando atrás de nós.” 24 Jesus respondeu: “Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.” 25 Mas a mulher, aproximando-se, ajoelhou-se diante de Jesus e começou a implorar: “Senhor, ajuda-me.” 26 Jesus lhe disse: “Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.” 27 A mulher disse: “Sim, senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos.” 28 Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, é grande a sua fé! Seja feito como você quer.” E, desde esse momento, a filha dela ficou curada.

Ajudando a reflexão:
A reunião de um grupo de homens numa tenda, com o intuito de fazer memória da intervenção divina e honrá-la por meio de rituais e sacrifícios, indica-nos com toda certeza que este é um texto de tradição sacerdotal. Portanto, trata-se de um escrito do pós-Exílio, onde o poder interno, tanto político quanto religioso, está centrado no Templo de Jerusalém. O domínio econômico e militar é exercido por um imperador estrangeiro, não necessariamente o Faraó egípcio, mas certamente um opressor indesejado. Nesse momento crítico, a memória do Êxodo ajuda a animar a caminhada.
Porém, na luta por libertação, de alguma forma, há sempre o risco de se reproduzir os mecanismos da opressão. Assim, as mulheres e crianças (e podemos incluir aí os jovens), mesmo que insistam em se fazer presentes (depois de Moisés ter despachado Séfora e os filhos para a casa do sogro, ela bate novamente à “porta” de sua tenda), são impedidos de participar das decisões.
Essa dominação histórica atravessa os séculos até chegar aos tempos de Jesus e encontrar uma mulher cananeia que questiona a estrutura e, com isso, muda a crença e a trajetória do próprio Cristo. O texto de Mateus, escrito para judeus da diáspora provavelmente, mostra o momento exato em que o Evangelho se abre aos não-judeus, usando nada mais simbólico do que uma mulher estrangeira, ou seja, uma personagem duplamente excluída pela sociedade judaica da época.
Chama atenção a postura dos discípulos: “Manda embora essa mulher porque ela vem gritando atrás de nós” (v.23b). Lendo as entrelinhas, é possível entender o seguinte: “Manda essa mulher embora porque a gritaria é grande e já desperta os olhares dos demais. Mulher, criança e jovem têm que saber se pôr no seu devido lugar. Que palhaçada é essa de ficar fazendo reivindicações? Já pensou se a moda pega?” São tão próximos de Jesus que sofrem a tentação de querê-lo só pra si. Não entendem que a Boa nova é para todos os povos.
O próprio Jesus entende que a preferência é dos israelitas. Compara a mulher a um cachorrinho, digno apenas do que “cai da mesa”. Porém, a reação dela o desarma completamente. Em vez de protestar, ela procura demonstrar que nem o direito às migalhas está sendo respeitado. Derrotado, não resta outra coisa além de atender ao pedido.
É interessante, ainda, notar o movimento de aproximação da mulher. Ela começa a narrativa gritando. Ou seja, está tão longe (ou abafada?) que não é fácil escutá-la. Porém, a insistência é tanta que começa a incomodar. Já não sendo possível ignorá-la, nada mais impede que ela se coloque de joelhos aos pés de Jesus. O desfecho é lindo, digno de um retrato. Mas um quadro imóvel não faria jus ao que realmente está em jogo nesta cena: quando os espaços não são dados; devem ser conquistados.
Hoje, olhando a realidade de nossas jovens e nossos jovens, urge perguntar: Quais são os seus espaços? A quais elas e eles têm direito? Estão sendo respeitados? O jovem participa das decisões políticas do nosso país? O que é preciso fazer para sair da invisibilidade? Buscar respostas para estas questões – e outras a elas relacionadas – é fundamental para definirmos o norte da nossa caminhada.

Um comentário:

  1. Excelente reflexão! Vou reproduzir (dando créditos, claro) no blog da Comunidade Cristo Rei. Anbraços,

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