quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Como emagreci 39 kg

E assim começa 2014, ano onde a grande novidade é a retomada de projetos antigos. Da reativação dos blogs à preparação para duas novas especializações, tudo passa pelo mais do mesmo, que estava, digamos assim, em standby.

Também pudera! Os últimos anos vinham sendo de construção/reforma da casa, conclusão do curso de Letras, adaptação à realidade de pai, à vida de funcionário público e às novas dimensões de meu corpo. Atividades muito prazerosas, indubitavelmente, mas que pouco tempo deixavam para projetos como aprofundar o trabalho com a leitura popular da Bíblia ou pegar mais intimidade com a viola, por exemplo.

Este ano, porém, já começou bem diferente. É a primeira vez, em mais de 10 anos, que entro magro no verão. Todo mundo pergunta o que eu fiz! É incrível... Mesmo as/os que mantêm aquele discurso de valorizar e incluir a pessoa, independente de cor, sexo ou peso, querem a receita. E não é pra menos! Aos 109 kg, eu sofria com fadigas, pressão alta, refluxo, azia e dores nas costas (fora o desespero de não conseguir me agachar para amarrar o cadarço do sapato). Hoje, com 72 kg, estou bem mais disposto, ágil e – o mais importante – saudável. Claro que tenho outro probleminha agora: engordar. A nutri disse que preciso ganhar pelo menos 4 kg de massa magra, e que só vou conseguir isso com exercícios físicos e mudando minha dieta. Tudo bem! Já estava fazendo musculação mesmo... Só falta voltar com os carboidratos e açúcares. O melhor de tudo é que aprendi minha lição: não posso mais nem com o cheiro de frituras e comidas gordurosas. Ano novo, novos hábitos! Projeto emagrecer: um antigo sonho que finalmente se torna realidade.

Como consegui? Bom, preciso dizer que não fiz cirurgia, não tomei remédio, nem passei fome. Mas vamos com calma! Primeiro, gostaria de dizer que, depois de três anos sem poder viajar, visitei papai, mamãe, irmãos, tios, vovô, vovó. Muita festa, muita comida, muito violão, muita possatice. Delicioso estar em família. Melhor ainda foi, pela primeira vez, D. Elvira (minha mãe) ter reunido todos os netos. Isso porque, desta vez, consegui levar a Giovanna (filha mais velha, que mora em Curitiba) com o resto da “troupe”. Pra completar, me esbaldei de tanto duetar com o meu par preferido: Barbara Lucas. Voltei de SP muito animado, querendo retomar esse antigo desejo de cantar com a minha “Réi”.

Ah, dei um gás no livro que estou escrevendo. É um romance policial. Uma novela, pra falar bem a verdade. Estava paradinho. Mas já me empolguei e, agora, as coisas se encaminham para os finalmentes. Se vou publicar, é outra história. Claro que quero! Não sei se depende só de mim. É outro desejo antigo: discutir realidades juvenis através da literatura. A primeira obra já está quase pronta, acabada... Outras virão? Sei lá! Um passo de cada vez!

Também é importante dizer: no último finde, teve Assembleia do CEBI-RS. Muito bacana esse reencontro. Apesar de não ter deixado de promover hermenêuticas bíblicas juvenis (minha paixão), alguns desgostos pessoais (por exemplo: ficar impedido de fazer o DABAR e ser escanteado no projeto de estudos bíblicos virtuais cuja iniciativa foi minha) mantiveram-me distante dos espaços institucionais. Consequentemente, tornaram-se raras as oportunidades tanto de assessoria quanto de formação. Agora, entretanto, fui eleito para compor a coordenação estadual, e a coisa já começou a mudar de figura. É tão bom se aprofundar naquilo que a gente gosta e acredita! Continuo muito chateado com a instituição, mas não posso negar o poder transformador da leitura popular da Bíblia. Quero mergulhar nesse mundo do Cristo subversivo e do Deus que caminha com seu povo cada vez mais!

Se você tiver paciência, preciso contar mais um detalhe importante, antes de irmos ao que interessa: quero ingressar, no fim do ano, em duas especializações. Ambas são alimentos da alma: Mestrado em Literatura e DABAR. A primeira é uma paixão recente. Desde que me formei em Letras, decidi que esse é o meu caminho. Ano passado, o foco era passar no Concurso do Magistério Estadual. Bom, passei! Só falta ser chamado. Agora, posso seguir em frente! Quanto ao DABAR, curso de especialização em leitura popular da Bíblia (uma espécie de pós-graduação em Teologia), é sonho antigo, que não tem mais desculpa para não acontecer, agora que tenho o diploma na mão.

Bom, era isso! Pelo visto, tem muita coisa boa pra acontecer em 2014, muitos projetos. Tudo, porém, fruto de algo que venho cultivando de longa data. O quê? Hã? Ah, sim... O que tudo isso tem a ver com o tema dessa postagem? Exceto pelo terceiro parágrafo, não muita coisa! Melhor seria ter dado o seguinte título: “Hora da retomada!” Mas fala sério! Se assim fosse, você teria lido até aqui?

3 comentários:

  1. ainda quero saber como você perdeu 35 kg

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo.. Eu também perdi 40 kg em cinco meses.. Hoje estou 85 kg.. Pesava quase 120 kg.. Pensou?.. Coisa boa.. Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Eu nem tinha percebido que vc emagreceu!



    Parabéns, primo! PelaS conquistaS que estão por vir e pelas que se concretizaram! Parabéns pela sua família linda e pela sua "parça", que teve toda paciência do mundo com vc e todos os seus 237 possatos!!

    A-ha, u-hu, Babi vc é fódona!

    ResponderExcluir