sábado, 24 de dezembro de 2011

BOAS FESTAS!!!

Bom, pessoal...

Eu não tenho a menor inspiração para escrever algo sobre o Natal e o Reveillon. Não é que eu não goste de comemorar as festas de fim de ano... Mas o que muda efetivamente?

É tempo de repensar a vida? Rever conceitos? Fazer memória do nascimento de Jesus? Mas essa não deve ser uma atitude constante? Ou o resto do ano é tempo de sermos alienadas e alienados?

O que há de nobre em ser generosa, generoso nesta época? Só porque assim "exige" o espírito natalino?

Pra que fazer tantos planos que são engavetados assim que entra o dia 02 de janeiro? Por que esperar que as pessoas pratiquem valores cultivados somente em uma semana do ano?

Digo a vocês o que penso dessas datas! Em um mundo ideal, elas seriam tempo de comemorar o amor universal, a paz mundial, a erradicação da miséria e da fome, dia de comemorar a vida, a saúde e a felicidade.

Mas como não vivemos em um mundo ideal, Natal e Ano Novo deveriam ser dias de (re)afirmar a luta por um mundo melhor, esta sim uma exigência do Evangelho.

Nunca é demais lembrar que Jesus veio ao mundo para trazer-nos de volta ao Plano Divino, citado em Jo 10,10: "Que todas/os tenham vida, e vida em abundância".

A ideia geral é festejar, alegrar-se, esquecer-se dos problemas, isto é, da vida real. Mas deveria ser ao contrário. Deveria ser dia de rezar pelas/os que sofrem e comprometer-se com a causa delas/es.

Que neste Natal e Ano Novo, em vez de revisitar o passado, meramente a contemplá-lo, possamos olhar para as conquistas do presente e para as possibilidades do futuro. E, em vez de simplesmente comemorar o nascimento de Jesus, perguntemo-nos: "Pra que Jesus nasceu?" Este sim é o sentido do Natal.

É com esta reflexão em mente que desejo a todas/os: BOAS FESTAS!!!

4 comentários:

  1. É verdade... estamos cansados de éééééllll, né?

    ResponderExcluir
  2. É verdade, meu amor! Pra quem não sabe, éééééllll é como a nossa princesinha Bruna chama o "mau" velhinho (ou alguém aí acha que um cara que só dá presente pra quem tem dinheiro é bom?).

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Possato! Excelente texto. Vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Abração e Boas Festas pra vocês. Bjs.

    ResponderExcluir